sexta-feira, 1 de junho de 2007

Como fazer a sua pesquisa genealógica

A consciência de família e de tradição é a raiz da cidadania e da auto estima. O conhecimento da origem da família, sua ligação a uma tradição, a uma cultura, a uma religião, é o campo da Genealogia. Esse conhecimento é parte fundamental da estrutura de identidade do Eu e requisito fundamental também para a autenticidade e maturidade da personalidade de cada um. O propósito deste blog é estimular o interesse das pessoas pela pesquisa genealógica.

O entendimento desse papel fundamental da genealogia é, no entanto, dificultado pela tendência da maioria das pessoas a achar que somente a família que se liga à nobreza européia merece estudo. Isto subverte a pesquisa; leva o indivíduo a procurar primeiro o seu sobrenome entre as famílias nobres, a copiar brasões e enlear-se num sonho de fidalguia sem conhecer primeiro sequer quem foi seu avô. O estudo da origem da família deve ser despido de qualquer preconceito, idéia pré-concebida, excesso de imaginação, etc.. Deve ater-se aos documentos, e lembrar-se a pessoa de que mesmo entre as famílias nobres existem vários ramos diferentes com o mesmo sobrenome, e um sobrenome nobre pode aparecer em quem não é.

Portanto, a pesquisa genealógica deve partir da identidade dos pais, dos avós, bisavós, e prosseguir em recuo até onde for possível chegar com base na documentação dos arquivos.

2 comentários:

maria viana disse...

gostava de saber a origem do nome de familia, avô Domingos Alves Pato,visavô Francisco Alves Pato, trisavô Jose Alves Pato, quartoavô João Alves Pato nasceram em Capareiros Barrosela Viana do Castelo
Agradecia saber até aonde chega este nome. Obrigados

Jabali sem pêlo disse...

Tem um livro mt bom sobre geneologia que se chama ''Armorial Lusitano'' que é mt difícil de arranjar mas que uma livraria online chamada Sítio do Livro tem: http://www.sitiodolivro.pt/pt/livro/armorial-lusitano/9789729362248/